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Pensada a partir dos conceitos formulados nos anos 70 por um conjunto de artistas, de onde se destacou o norte-americano Gordon Matta-Clark, e ressignificada em texto-manifesto de Nicolas Renshaw, “Estudos para uma anarquitetura”, é uma série inspirada no conceito de anarquitetura enquanto “adaptação e ampliação da essência de qualquer espaço”, que pode ser realizada por qualquer pessoa, como define o manifesto. Uma (re)construção poética a partir de um espaço delimitado, de onde se gera uma espécie de inventário afetivo, formado por um arquivo de cores e camadas sobrepostas projetadas em um mesmo ambiente, uma casa localizada na região central da cidade do Rio de Janeiro.
Uma instalação site-specific foi criada a partir de elementos coletados na reforma dessa mesma casa onde foram projetadas imagens de detalhes, recortes e ângulos formados pela sobreposição das texturas de elementos locais, possibilitando diferentes visões acerca de um mesmo espaço, enfatizando o seu acelerado processo de transformação.
Através da ocupação virtual do espaço se desvelam algumas diferentes peles das inúmeras camadas existentes entre arte e arquitetura contemporâneas.
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Thinking from concepts formulated in the 70s by a group of artists, where the American Gordon Matta-Clark stood out, and was re-signified in Nicolas Renshaw's text manifesto, “Studies for an anarchitecture”, is an inspired series in the concept of architecture as “adaptation and expansion of the essence of any space”, which can be executed by anyone, how to define the manifest. A poetic (re) construction from a delimited space, where it generates a kind of affective inventory, formed by a file of colors and overlapping layers projected in the same environment, a house located in the central region of the city of Rio de Janeiro.
A specific installation of the site was created from elements collected in the same house where images of details, cutouts and angles formed by the composition of textures of local elements were projected, allowing different views over the same space, emphasizing or executing its accelerated transformation process.
Through the virtual occupation of space, some different skins of the innumerable layers between contemporary art and architecture are unveiled.
Rafael Adorján, 2019
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“Estudos para uma anarquitetura”, é o trabalho criado por Rafael Adorján sobre elementos coletados durante as reformas de uma casa, localizada na ladeira da Escadaria Selarón, na Lapa, no Rio de Janeiro, e montados na parede de sua sala.
Sobre esse entulho, são projetadas imagens de detalhes, recortes e ângulos das diversas fases da obra da Casa. Cria assim uma certa “estética da acumulação”, construída com a sobreposição das imagens com as texturas dos elementos, criando novas visões sobre um mesmo espaço, mas indo além do sentido simplesmente imagético
Através dessas camadas a espacialidade se amplia e envolve o que não está no nosso campo de visão. Adorján trouxe para a obra o conceito do Manifesto da Anarquitetura, que busca a constante ressignificação de espaços através da expansão dos usos e conferindo diferentes significados a cada experiência.
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“Studies for an anarchitecture” is the work created by Rafael Adorján on elements collected during the renovations of a house, located on the side of the Selarón Staircase, in Lapa, Rio de Janeiro, and mounted on the wall of his living room.
On the rubble, are projected images of details, cuts and angles of the various phases of the work of the House. It thus creates a certain “aesthetics of accumulation”, constructed by overlapping the images with the textures of the elements, creating new visions of the same space, but going beyond the simply imaginary sense.
Through these layers spatiality expands and involves what is not in our field of vision. Adorján brought to the work the concept of the Manifesto of Anarchitecture, which seeks the constant resignification of spaces through the expansion of uses and giving different meanings to each experience.
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fragmento extraído do texto de apresentação da exposição | excerpt from the presentation text of the exhibition “Quem sobe essa escada?”, escrito pelas curadoras | written by curators Camila Pinho e Rachel Balassiano, que inaugurou | that inaugurated Casa da Escada Colorida. Rio de Janeiro, 2019
video Estudos para uma anarquitetura | Studies for an anarchiteture
Pensada a partir dos conceitos formulados nos anos 70 por um conjunto de artistas, de onde se destacou o norte-americano Gordon Matta-Clark, e ressignificada em texto-manifesto de Nicolas Renshaw, “Estudos para uma anarquitetura”, é uma série inspirada no conceito de anarquitetura enquanto “adaptação e ampliação da essência de qualquer espaço”, que pode ser realizada por qualquer pessoa, como define o manifesto. Uma (re)construção poética a partir de um espaço delimitado, de onde se gera uma espécie de inventário afetivo, formado por um arquivo de cores e camadas sobrepostas projetadas em um mesmo ambiente, uma casa localizada na região central da cidade do Rio de Janeiro.
Uma instalação site-specific foi criada a partir de elementos coletados na reforma dessa mesma casa onde foram projetadas imagens de detalhes, recortes e ângulos formados pela sobreposição das texturas de elementos locais, possibilitando diferentes visões acerca de um mesmo espaço, enfatizando o seu acelerado processo de transformação.
Através da ocupação virtual do espaço se desvelam algumas diferentes peles das inúmeras camadas existentes entre arte e arquitetura contemporâneas.
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Thinking from concepts formulated in the 70s by a group of artists, where the American Gordon Matta-Clark stood out, and was re-signified in Nicolas Renshaw's text manifesto, “Studies for an anarchitecture”, is an inspired series in the concept of architecture as “adaptation and expansion of the essence of any space”, which can be executed by anyone, how to define the manifest. A poetic (re) construction from a delimited space, where it generates a kind of affective inventory, formed by a file of colors and overlapping layers projected in the same environment, a house located in the central region of the city of Rio de Janeiro.
A specific installation of the site was created from elements collected in the same house where images of details, cutouts and angles formed by the composition of textures of local elements were projected, allowing different views over the same space, emphasizing or executing its accelerated transformation process.
Through the virtual occupation of space, some different skins of the innumerable layers between contemporary art and architecture are unveiled.
Rafael Adorján, 2019
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“Estudos para uma anarquitetura”, é o trabalho criado por Rafael Adorján sobre elementos coletados durante as reformas de uma casa, localizada na ladeira da Escadaria Selarón, na Lapa, no Rio de Janeiro, e montados na parede de sua sala.
Sobre esse entulho, são projetadas imagens de detalhes, recortes e ângulos das diversas fases da obra da Casa. Cria assim uma certa “estética da acumulação”, construída com a sobreposição das imagens com as texturas dos elementos, criando novas visões sobre um mesmo espaço, mas indo além do sentido simplesmente imagético
Através dessas camadas a espacialidade se amplia e envolve o que não está no nosso campo de visão. Adorján trouxe para a obra o conceito do Manifesto da Anarquitetura, que busca a constante ressignificação de espaços através da expansão dos usos e conferindo diferentes significados a cada experiência.
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“Studies for an anarchitecture” is the work created by Rafael Adorján on elements collected during the renovations of a house, located on the side of the Selarón Staircase, in Lapa, Rio de Janeiro, and mounted on the wall of his living room.
On the rubble, are projected images of details, cuts and angles of the various phases of the work of the House. It thus creates a certain “aesthetics of accumulation”, constructed by overlapping the images with the textures of the elements, creating new visions of the same space, but going beyond the simply imaginary sense.
Through these layers spatiality expands and involves what is not in our field of vision. Adorján brought to the work the concept of the Manifesto of Anarchitecture, which seeks the constant resignification of spaces through the expansion of uses and giving different meanings to each experience.
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fragmento extraído do texto de apresentação da exposição | excerpt from the presentation text of the exhibition “Quem sobe essa escada?”, escrito pelas curadoras | written by curators Camila Pinho e Rachel Balassiano, que inaugurou | that inaugurated Casa da Escada Colorida. Rio de Janeiro, 2019
video Estudos para uma anarquitetura | Studies for an anarchiteture
Estudos para uma anarquitetura, video HD, 2019