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Kiasma é um trabalho em processo sobre a criação de imagens a partir de experiências fotossensíveis, geradas por algum tipo de deficiência ou acuidade visual reduzida.
A visão é impregnada de visível e invisível. A experiência de corpo e movimento que alcança o mundo visível paradoxalmente contribui para a ideia de que a cegueira esteja sempre presente na visão, remetendo à fenomenologia de Merleau-Ponty e às experiências do neurologista Oliver Sacks.
A coexistência do ver e não-ver aqui nos permite aliar intervenções em retinografias à experiências binoculares através de uma alegoria do mito grego de Tirésias, o adivinho sábio e cego de Tebas, cuja mítica é atravessada pela experiência transexual, tendo recebido de Zeus o dom da clarividência após ser castigado por Hera com a perda da visão.
Com ponto de partida do projeto, aqui temos uma autoficção vivenciada pela performance de Carolina Azevedo.
O trabalho também pode ser visto de forma interativa na ocupação Online Onsite, da Bica Plataforma:
https://bicaplataforma.com/onlineonsite-rafaeladorjan
——————
Kiasma is a work in process about creating images from photosensitive experiences, generated by some kind of impairment or reduced visual acuity.
Vision is imbued with visible and invisible. The experience of body and movement that reaches the visible world paradoxically contributes to the idea that blindness is always present in vision, referring to the phenomenology of Merleau-Ponty and the experiences of neurologist Oliver Sacks.
The coexistence of seeing and not seeing here allows us to combine interventions in retinographies with binocular experiences through an allegory of the Greek myth of Tiresias, the wise and blind soothsayer of Thebes, whose myth is traversed by the transsexual experience, having received the gift from Zeus of clairvoyance after being punished by Hera with loss of vision.
As a starting point for the project, here we have a self-fiction experienced by Carolina Azevedo's performance.
The work can also be seen interactively in the Online Onsite occupation, by Bica Plataforma:
Kiasma é um trabalho em processo sobre a criação de imagens a partir de experiências fotossensíveis, geradas por algum tipo de deficiência ou acuidade visual reduzida.
A visão é impregnada de visível e invisível. A experiência de corpo e movimento que alcança o mundo visível paradoxalmente contribui para a ideia de que a cegueira esteja sempre presente na visão, remetendo à fenomenologia de Merleau-Ponty e às experiências do neurologista Oliver Sacks.
A coexistência do ver e não-ver aqui nos permite aliar intervenções em retinografias à experiências binoculares através de uma alegoria do mito grego de Tirésias, o adivinho sábio e cego de Tebas, cuja mítica é atravessada pela experiência transexual, tendo recebido de Zeus o dom da clarividência após ser castigado por Hera com a perda da visão.
Com ponto de partida do projeto, aqui temos uma autoficção vivenciada pela performance de Carolina Azevedo.
O trabalho também pode ser visto de forma interativa na ocupação Online Onsite, da Bica Plataforma:
https://bicaplataforma.com/onlineonsite-rafaeladorjan
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Kiasma is a work in process about creating images from photosensitive experiences, generated by some kind of impairment or reduced visual acuity.
Vision is imbued with visible and invisible. The experience of body and movement that reaches the visible world paradoxically contributes to the idea that blindness is always present in vision, referring to the phenomenology of Merleau-Ponty and the experiences of neurologist Oliver Sacks.
The coexistence of seeing and not seeing here allows us to combine interventions in retinographies with binocular experiences through an allegory of the Greek myth of Tiresias, the wise and blind soothsayer of Thebes, whose myth is traversed by the transsexual experience, having received the gift from Zeus of clairvoyance after being punished by Hera with loss of vision.
As a starting point for the project, here we have a self-fiction experienced by Carolina Azevedo's performance.
The work can also be seen interactively in the Online Onsite occupation, by Bica Plataforma: