PÂNTANO (depois do FIM)
As fotografias desta série podem ser consideradas como referência direta a uma outra série, “Vila Longuinhos”, que também representa o processo de desocupação de um espaço coletivo de artistas.
Neste caso, um ateliê chamado "Pântano", localizado na Rua do Resende, na Lapa, centro da cidade do Rio de Janeiro. E que teve como “FIM” o nome de uma brevíssima exposição de encerramento de suas atividades com os artistas que compartilharam esse espaço comum em diferentes períodos.
Da mesma forma que na época da série referente, os artistas foram aos poucos retirando seus trabalhos e objetos, desfazendo-se de suas rotinas habituais naquele espaço. E esses pontos de contato com o processo anterior me fizeram produzir esse novo trabalho.
15 anos de diferença separam a produção das duas séries. Para fins de analogia foram utilizados filmes daquela mesma época, hoje vencidos e carregando efeitos como granulação proeminente e baixo contraste devido à perda de sensibilidade pelo período de armazenamento.
“Pântano (depois do FIM)” também é um ensaio sobre narrativa, espacialidade e melancolia, com a diferença de uma imagem mais áspera, que traz consigo as marcas do tempo vivido após mais um processo de mudança.
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The photographs in this series can be considered a direct reference to another series, “Vila Longuinhos”, which also represents the process of vacating a collective space for artists.
In this case, a studio called “Pântano”, located on Rua do Resende, in Lapa, Rio de Janeiro’s downtown. “FIM” was the name of a very brief exhibition closing its activities with the artists who shared this common space at different times.
Just as at the time of the series in question, the artists gradually removed their works and objects, getting rid of their usual routines in that space. And these points of contact with the previous process led me to produce this new work.
The two series were produced 15 years apart. For the sake of analogy, films from the same period were used, which are now outdated and have effects such as prominent graininess and low contrast due to loss of sensitivity as a result of storage.
“Pântano (depois do FIM)” is also an essay on narrative, spatiality and melancholy, with the difference of a rougher image, which bears the marks of time lived after yet another process of change.
Rafael Adorján, 2024
PÂNTANO (depois do FIM) 1 | gelatina sobre prata | 30 × 30 cm | 2024
PÂNTANO (depois do FIM) 2 | gelatina sobre prata | 30 × 30 cm | 2024
PÂNTANO (depois do FIM) 3 | gelatina sobre prata | 30 × 30 cm | 2024
PÂNTANO (depois do FIM) 4 | gelatina sobre prata | 30 × 30 cm | 2024
PÂNTANO (depois do FIM) 5 | gelatina sobre prata | 50 × 50 cm | 2024
PÂNTANO (depois do FIM) 6 | gelatina sobre prata | 30 × 30 cm | 2024
PÂNTANO (depois do FIM) 7 | gelatina sobre prata | 30 × 30 cm | 2024
PÂNTANO (depois do FIM) 8 | gelatina sobre prata | 30 × 30 cm | 2024
PÂNTANO (depois do FIM) | gelatina sobre prata | 30 × 240 cm | 2024